A indústria das fake news tem sido uma preocupação crescente nas eleições municipais, especialmente em municípios menores onde a desinformação pode ter um impacto ainda maior. Políticos sem responsabilidade, caráter e dignidade têm usado esse meio para disseminar inverdades e manipular a opinião pública.
Além disso, a falta de ética na política tem levado a um cenário onde a privacidade e a integridade das pessoas são colocadas em risco. Pessoas são expostas de forma irresponsável e até mesmo caluniosa, sem consideração pela dignidade e respeito ao próximo.
Nesse jogo do tudo ou nada, politiqueiros sem propostas concretas e sem compromisso com o bem estar da população estão se aproveitando da desinformação para alcançar seus objetivos. Essa manipulação da verdade só serve para enfraquecer a democracia e minar a confiança nos processos eleitorais.
É importante que os eleitores estejam atentos e se informem de fontes confiáveis, para não serem manipulados por informações falsas e prejudicarem o processo democrático. A responsabilidade de combater as fake news não é apenas dos políticos, mas de toda a sociedade, que deve se unir em defesa da verdade e da transparência. A honestidade e a integridade devem ser os pilares de uma sociedade democrática e justa.
Por Normando Carvalho