A idealização da vítima por parte de uma narcisista implica em distorcer a realidade para se encaixar em sua visão de superioridade. Elas podem retratar a vítima como alguém frágil, emocionalmente instável, ou até mesmo culpá-la por seu próprio comportamento abusivo. Ao fazer isso, a narcisista tenta criar um senso de inferioridade na vítima, minando sua confiança e autoestima.

Além disso, as narcisistas frequentemente buscam vítimas que possam servir como fonte de suprimento emocional, ou seja, alguém que lhes proporcione atenção, admiração e cuidado constante. Elas idealizam a vítima como a pessoa que vai suprir todas as suas necessidades emocionais e estar sempre disponível para atendê-las.

Essa idealização da vítima faz parte da dinâmica abusiva, onde a narcisista procura manter o controle sobre a vítima, minando sua autoconfiança e reforçando a dependência emocional. Ao retratar a vítima como alguém fraco e necessitado, a narcisista se coloca na posição de poder e autoridade, justificando assim seu comportamento abusivo.

A proxima fase é a DESVALORIZAÇÃO seguida de DESCARTES.

Por Normando Carvalho