O Hospital Santa Efigênia, tradicional referência em atendimento hospitalar no Agreste Pernambucano com mais de quatro décadas de existência, anunciou a suspensão dos atendimentos aos Beneficiários do SASSEPE/IRH a partir do dia 22 de dezembro de 2023. A decisão foi comunicada pelo Diretor Presidente da instituição, devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo hospital, causadas pela inadimplência do Instituto de Recursos Humanos (IRH), o que impactou significativamente em suas operações, colocando em risco a capacidade de oferecer um serviço de qualidade e seguro aos clientes SASSEPE.
Após tentativas de negociação e contato com o IRH e outros órgãos, como a 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru/PE e dirigentes das Secretarias Estaduais de Administração e de Fazenda, a instituição de saúde informou que a falta de pagamento por serviços prestados totalizou R$ 20.429.376,60, além de cerca de R$ 7.300.000,00 referentes a serviços prestados nas competências de outubro e novembro de 2023.
A diretoria do hospital destacou que nos últimos 11 meses buscou alternativas para garantir o atendimento ao IRH, recorrendo a capital próprio e de terceiros para manter os serviços sem impacto na sua oferta, mas a situação financeira precária tornou-se insustentável.
A suspensão dos atendimentos irá afetar diretamente a população beneficiária do SASSEPE/IRH, que contava com o Hospital Santa Efigênia para a realização de procedimentos médicos e cirúrgicos de alta complexidade. Diante disso, o hospital recomendou que os beneficiários busquem atendimento em outras instituições de saúde credenciadas.
A instituição ressaltou o compromisso em buscar soluções para regularizar a situação financeira e retomar os atendimentos, e se colocou à disposição para esclarecer dúvidas e prestar orientações aos beneficiários e demais interessados sobre os encaminhamentos futuros em relação à situação. A direção afirmou que continuará empenhando esforços junto aos órgãos competentes e outras partes envolvidas a fim de encontrar uma solução que permita a reabertura dos atendimentos e a retomada da parceria com o IRH.